Dedetizadora: sete cuidados para contratar
O intuito desse artigo é ajudar você a escolher uma boa empresa após conhecer os sete cuidados necessários para contratar uma dedetizadora que te livre de pragas sem expor sua saúde e a de seus familiares.
Serão tratados os cuidados com mistura do veneno e qualidade dos produtos, os tipos de combate, a garantia do serviço, sobre cheiros de produtos e manchas, cuidados com animais e principalmente a atenção que se deve ter com idosos, crianças e alérgicos.
Tenha em mente que há ainda outros cuidados que podem ser tomados para contratar uma empresa de dedetização, mas os cuidados detalhados nesse artigo já lhe dão uma base sólida para fazer a escolha certa.
Os cuidados
1º Cuidado – Mistura do veneno
O primeiro cuidado é pedir que a empresa faça a mistura do veneno na hora da aplicação. O motivo é simples: você precisa se certificar de que o veneno usado é de qualidade. Muitas empresas dizem que usam produtos de grandes marcas ou fabricantes quando, na verdade, usam venenos de má qualidade ou até mesmo caseiros. Se a empresa disser que levará a embalagem do produto para lhe mostrar, não aceite! Uma embalagem vazia não prova nada. Além disso, depois de misturado, o veneno pouco a pouco vai perdendo sua eficiência.
2º Cuidado – Tipos de Combate
Para cada praga há uma forma de combate diferente, podendo variar o produto utilizado e a forma de aplicação. Há aplicações que são feitas apenas em rodapés, em outras são necessárias aplicações no rodapé e roda-teto, como também no telhado ou piso. Há diferença ainda no tipo de veneno a ser usado. Venenos que atacam baratas não afetam necessariamente aranhas e escorpiões, por exemplo.
Fique atento às empresas que não levam em conta a praga a ser combatida no momento de fornecer um orçamento de dedetização. Isso pode indicar que a empresa faz o mesmo combate para todos os tipos de infestação, o que não é efetivo na maioria dos casos.
Em situações mais específicas, a empresa deve preocupar-se em fazer visitas ao cliente. É sempre essencial que a empresa levante informações para determinar qual o veneno e a aplicação mais apropriada para o tipo de praga.
3º Cuidado - Garantias
O terceiro cuidado é com relação a garantidas oferecidas pelas dedetizadoras. Cuidado com garantias muito longas. Fornecedores de produtos de dedetização de qualidade não oferecem mais do que três meses para controle da maioria das pragas.
Mas então porque a maior parte das dedetizadoras oferece seis meses de garantia nos serviços de dedetização? O motivo é o seguinte: o controle de pragas acontece durante os três meses em que o produto de dedetização está agindo, depois desse período, a efetividade dos produtos diminui e o número de pragas começa a aumentar. Enquanto a infestação está baixa, você não percebe a presença delas, mas quando a infestação aumenta significativamente elas acabam ficando visíveis. Esse aumento é gradual e normalmente leva em torno de três meses, totalizando os seis meses de garantia dado por certas empresas de dedetização. O problema dessas garantias é que o cliente se sente protegido por seis meses quando, na verdade, a infestação do local começa a crescer na metade desse prazo. Sua saúde, higiene e bem estar ficam comprometidos sem que você perceba.
4º Cuidado – Cheiro de Produtos
Há uma crença que diz que produtos de dedetização efetivos tem cheiro forte e desagradável. Isso não é verdade.
Venenos de qualidade geralmente não têm cheiro forte e em muitos casos são inodoros. Saiba ainda que empresas e aplicadores individuais, conhecidos como Zé Bombinhas, fazem misturas que contém apenas querosene, deixando um cheiro forte após a aplicação, mas que não tem nenhuma efetividade.
Há, sim, produtos com cheiro forte, mas em geral eles são dispensáveis, são mais tóxicos ao ser humano, não têm efeito de longa duração e causam maiores transtornos ao cliente.
Por ser mais barato, muitas dedetizadoras dão prioridade a esse tipo de produto. Mais uma vez, percebemos que o baixo custo acaba vindo associado à baixa qualidade no serviço.
5º Cuidado – Manchas causadas por dedetização
Uma pergunta muito frequente é: O spray de dedetização mancha?
No mercado, há todo tipo de produto e de profissionais de dedetização. Por isso, você já deve ter escutado alguma história sobre dedetização ter causado manchas. Essas situações podem ser verdadeiras, mas você precisa saber que produtos de qualidade não oferecem perigo de mancha para sua pintura, seus móveis ou suas roupas.
6º Cuidado – Animais
Quem tem animais muitas vezes fica com medo de contratar dedetização. Nesse sentido, uma série de cuidados devem ser tomados pela dedetizadora.
Para desratização com iscas, por exemplo, o perigo de envenenamento de animais é mínimo, porque a isca de ratos é extremamente amarga e seu gosto é insuportável para os animais, exceto para o rato que não tem paladar para amargo.
Além disso, para um cachorro morrer com veneno de rato, ele teria que comer quase 300g do produto (levando em conta que o produto usado é de qualidade, e não produtos como o famoso "chumbinho").
Outro cuidado importante é colocar as iscas em locais de difícil acesso, onde somente ratos são capazes de chegar.
Para aplicação de spray de dedetização não há maiores cuidados, exceto o isolamento da área até a secagem do produto. Após esse período, produtos de bons fabricantes cristalizam e são difíceis de serem removidos, mesmo com o uso de água ou com a lambida de animais.
Por fim, o cliente deve manter o animal afastado no momento da aplicação do produto de dedetização, para que o mesmo não veja os locais e não fique curioso.
Essas ações em conjunto fazem com que a aplicação seja perigosa apenas para as pragas. Vale lembrar que algumas dessas dicas partem da premissa que sua dedetizadora utiliza produtos de qualidade!
7º Cuidado – Crianças, Idosos e Alérgicos
Em locais onde há crianças menores de seis anos, pessoas alérgicas ou idosos, deve-se ter cuidado especial. Esse público necessita da aplicação de venenos menos agressivos. Há linhas de produtos de dedetização usados especificamente nesses casos que, apesar de mais caras, são essenciais para o bem estar dessas pessoas.
Lembre-se sempre de avisar sua dedetizadora sobre a faixa etária das pessoas que frequentam o local a ser dedetizado.
Se você gostou desse artigo, por favor, cadastre-se no site da Dracefort Dedetizadora para receber nosso contato e e-mails com novidades.